Plano de voo


Durante o 1º período do curso de Comunicação Social tivemos uma matéria chamada História dos Sistemas de Comunicação no Brasil. Durante essas aulas - quando aconteciam - eu observava - quando eu ia - discussões acerca do poder da mídia, de que maneira ela age e influencia, quem são as principais cabeças responsáveis por isso etc. As influências são perceptíveis desde a repetição de um jargão dito por alguém de novela ou programa de humor na TV, até mesmo a absorção de dados como por exemplo sobre a previsão do tempo ou o reajuste no preço de algum produto. E quando eu digo mídia é abrangente para todos os meios de comunicação.

O que pode-se reparar também é que há determinadas épocas e com elas, determinadas situações para a exploração de um ou outro assunto. De uns 3 anos pra cá, vejo picos de informação excedente sobre os acidentes e incidentes aéreos. O que é de se estranhar, afinal sempre disseram que o avião é o transporte mais seguro que há. E quando junto os dados, a minha mente inclina para uma questão de ocasião e interesse. Sobre essas não irei comentar até porque carece de aprofundamento para se chegar a nomes e relações, mas é certo que grandes nomes de diferentes áreas executivas se interagem a fim de tratar dos mesmos interesses. E o produto dessa interação, que na maioria das vezes é um dejeto fétido e nauseante é lançado no afluente público, que já está poluído há muito tempo.


Assim como há acidentes de trânsito, há acidentes aéreos. Logicamente que não com a mesma frequência. Mas se já existe uma banalização com os acidentes automotivos e não existe tanta com os aéreos, é apenas por uma questão de perícia midiática que apresenta apenas o que convém. De Michael Jackson a Gripe Suína. Se há o consumo de notícias, haverá a exploração do assunto. E, se isso beneficia mais de uma parte interessada, torna-se perfeito.

6 comentários:

Caio Marques disse...

O povo adora o pânico, o medo... e a mídia precisa vender as notícias entao vamos causar tumulto! Gripe suina, mesmo ja provado que nao ha motivo pra panico, ainda é tratada como uma ameaça... voos... cada dia ta acontecendo um acidente... prato cheio pra midia ficar uma semana só falando em segurança de voo e a populacao tremendo mais ainda qd entra num Airbus ou Boeing... de quem é a culpa? quem pauta quem?

Míope sem óculos disse...

Primeiro passo seu rumo à conspirologia...

soapdkpoaskdoaskpod

Leandro Nossa disse...

São as overdoses midiáticas que sofremos a cada dia.

Aleks disse...

Errata: Havia um erro explícito de concordância na última linha, mas já retifiquei.

Maycon Souza disse...

Cara a última frase me lembrou o Orestes quércia.

Mas...

É como diria um grande sábio Hindu:
"Os meios de comunicação brasileiros são dominados por OITO Famílias"

Não darei nome aos bois. Não sei, vá que neste blog passe alguém de uma delas!

Nathi disse...

Olá, passando pra uma visita de médico, mas vejo que por aqui é difíci ler um texto só!!!

Gostei de como escreve!Mas acho que você deve ser muito sério...é só impressão?

Até outra hora!

Postar um comentário