Nutrigás tem propaganda retirada do ar

O Procon Estadual notificou a empresa Nutrigás S/A para que retire imediatamente do ar a propaganda que, segundo o órgão, incentiva crianças a brincarem com botijas de gás. De acordo com o diretor jurídico do Procon Estadual, Itamar Daumas Júnior, se a empresa não cumprir a determinação, poderá responder a processo judicial por ferir o Código de Defesa do Consumidor. A penalidade prevista seria o pagamento de multa diária, cujo valor é definido pela Justiça."O artigo 37 do Código determina que é proibida toda publicidade enganosa e abusiva. Essa propaganda se aproveita da incapacidade de julgamento de uma criança e induz o consumidor ao erro. Por isso, consideramos que ela não pode ser veiculada, nem na TV nem no rádio", diz Itamar.
A diretora jurídica da Nutrigás, Alessandra Bessa, confirma a notificação. A diretora jurídica considera absurda a empresa ter sido notificada por propaganda enganosa e abusiva. "A Nutrigás não é irresponsável. Em momento algum, a empresa teve intenção de enganar qualquer pessoa que seja".
-----------------------------------------------------------------------------
Desde a primeira vez que vi essa propaganda senti uma profunda opressão. Profundo? Talvez. Mas não mais profundo que as mensagem irresponsáveis direcionadas a um público inocente como o infantil. Certa vez acompanhei uma notícia de que o setor de mais atividade no hospital infantil de Vitória é o de fraturas e queimaduras. Frases como "Família ajuda a mamãe ligar o fogão" são totalmente abomináveis para a veiculação na mídia e é agravado ainda mais pelo uso de crianças na propaganda, dando a impressão de que "botijões de gás animados"são parentes próximos do Bob Esponja ou do Ursinho Pooh. Como estudante de publicidade, aprendo que a imagem de crianças dão um ar mais jovial ao anúncio, mas o apelo feito pela Nutrigás ao que parece não calculou as consequências.
.
E para deixar bem claro a justificativa da minha preocupação, deixo um trecho da própria matéria em questão.
"Nas últimas semanas, o órgão recebeu diversas reclamações de pais que informaram ter encontrado seus filhos brincando com botijões e cantando a música que diz, em um dos trechos, "Vem dançar com a gente, gargalhar, ficar contente"."
.
Só um desabafo.

8 comentários:

Míope sem óculos disse...

fingindo se preocupar com as criancinhas né?
eu sei que o seu sobrenome é Jackson!

Rond disse...

pow...muito bom teu blog hein!
botijões parentes do bob? sabia disso nao...rs
abração

Ricardo Aiolfi disse...

espero que elas não tentem queimar o amiguinho vivo

Akemi disse...

até que enfim alguém reconheceu que propaganda de gás não é lá coisa de criança fazer ¬¬"

Arian Motta disse...

Realmente achei ridículo o anúncio. Nada a ver, pois incentiva as crianças a brincarem com algo extremamente perigoso, que é um botijão de gás.

Galera, se puderem, visitem meu blog de desenho:
www.trianguloquadrado.blogspot.com

Estéphanie Mognatto disse...

Esse povo da tv Só faz propaganda psicopata!rsrs
Cada coisa que eu vejo...
xD

Leandro Nossa disse...

Aleks desabafando é válido!

Luís Guilherme disse...

CAramba sem falar no final do anuncio as crianças dando akela risadinha falsa e rdicula,o fundo do comercial é poluido muito ruim msm

Postar um comentário