O Sono

"O sono é um manipulador mesquinho de seres humanos.
Nos domina mesmo quando não queremos e nos esnoba quando mais precisamos."

Filosofei às 02:56AM.

Ideias e artifícios

Por vezes me lembro que sou leigo em textos - principalmente do tipo reflexivo que tanto gosto-. Estou aprendendo ainda. Então, continuarei a utilizar alguns artifícios para não ficar dias sem postar nesse blog. Em breve, um novo post aqui.

Seja um 6,5

Eu me interesso pelo estado condicional de um fã. Não um exageradamente fanático. Apenas um fã. Mesmo que ele não perceba, este tem a possibilidade de crescer e criar sua própria personalidade a partir da observação do comportamento das pessoas das quais ele admira. O modo com que ele absorve para si as experiências, gestos e ações de outras pessoas é decisivo e, no meu ponto de vista, muito válido para o seu crescimento pessoal. Falo do modo, porque algumas pessoas fazem isso de maneira compulsiva e insensata. Conhecemos estes por "puxasaco". Os "puxasaco" simplesmente imitam alguém sem nenhum critério e provocam, por diversas vezes, uma inadequação da comunicação, seja ela verbal ou não, alterando a fluidez comunicacional. Ou seja, eles tornam-se muito chatos e irritam a todos.
O bom fã vê o que há de bom em alguém e, se percebe que pode aproveitar pra sua própria vida, ele faz uma adaptação para a sua personalidade a fim de, junto de outros fatores, se tornar original.
Observe as coisas ao seu redor. De repente o que todos fazem não é o melhor pra você. Também não é recomendado sair por aí inventando idiotices alternativas só para se destacar. Moderação não é sugerida só para o consumo de bebidas alcoólicas. Ser nerd não significada ser "o excluído" assim como ser popular não significa ser "o invejado".
Engenhei uma escala de popularidade pra mim. De 0 a 10, eu prefiro ser de 6,5 a 7,5. Alguém que é um O (zero) tende a ser exageradamente calado e se distancia de todos. Alguém que é um 10 (dez) tem muitos compromissos e pessoas para conversar. Com certeza tem que abrir mão de alguns lugares e de algumas pessoas e corre o risco de parecer autosuficiente e um "zé ruela". Uma pessoa que é um 6,5 passa longe de ser um "excluído" e não corre o risco de ser um "zé ruela". E o mais importante: pessoas 6,5 não estão na metade da escala, ou seja, não são totalmente imparciais e sem dinamismo.
Sou uma pessoa 6,5, mas as pessoas que realmente gostam de mim me consideram um 10. Se não agrado a todos é porque agrado a quem realmente vale a pena. Para eles, não preciso ser o mister popularidade.
Ser alguém 10 o tempo todo pode ser frustrante se algum dia for 8,5, mesmo que seja por um instante. Ser 6,5 te torna possível ser por um momento alguém 10 naquele dia em que todos nunca mais irão esquecer como você se destacou de uma maneira incrível. Seja 6,5 e aumente os seus pontos quando tiver a oportunidade de ser inesquecivelmente um 10.

Plano de voo


Durante o 1º período do curso de Comunicação Social tivemos uma matéria chamada História dos Sistemas de Comunicação no Brasil. Durante essas aulas - quando aconteciam - eu observava - quando eu ia - discussões acerca do poder da mídia, de que maneira ela age e influencia, quem são as principais cabeças responsáveis por isso etc. As influências são perceptíveis desde a repetição de um jargão dito por alguém de novela ou programa de humor na TV, até mesmo a absorção de dados como por exemplo sobre a previsão do tempo ou o reajuste no preço de algum produto. E quando eu digo mídia é abrangente para todos os meios de comunicação.

O que pode-se reparar também é que há determinadas épocas e com elas, determinadas situações para a exploração de um ou outro assunto. De uns 3 anos pra cá, vejo picos de informação excedente sobre os acidentes e incidentes aéreos. O que é de se estranhar, afinal sempre disseram que o avião é o transporte mais seguro que há. E quando junto os dados, a minha mente inclina para uma questão de ocasião e interesse. Sobre essas não irei comentar até porque carece de aprofundamento para se chegar a nomes e relações, mas é certo que grandes nomes de diferentes áreas executivas se interagem a fim de tratar dos mesmos interesses. E o produto dessa interação, que na maioria das vezes é um dejeto fétido e nauseante é lançado no afluente público, que já está poluído há muito tempo.


Assim como há acidentes de trânsito, há acidentes aéreos. Logicamente que não com a mesma frequência. Mas se já existe uma banalização com os acidentes automotivos e não existe tanta com os aéreos, é apenas por uma questão de perícia midiática que apresenta apenas o que convém. De Michael Jackson a Gripe Suína. Se há o consumo de notícias, haverá a exploração do assunto. E, se isso beneficia mais de uma parte interessada, torna-se perfeito.

"Mil ervas e fungos mágicos" de Fílida Spore

Um juiz condenou o ator Jamie Waylett, que interpreta o personagem Vincent Crabbe nos filmes de Harry Potter a prestar 120 horas de serviço comunitário depois de ele ter confessado que plantava maconha na casa de sua mãe.


--------------------------------------------------------------------------------------------

[Sempre quis fazer igual ao Kibeloco.]

.............................................................................

Qual é o melhor comentário para a notícia acima?

a) Eles aprendem o que é isso no livro da primeira série em Hogwarts.

b) Isso é coisa do O-QUE-NÃO-DEVE-SER-NOMEADO.

c) Menos 200 pontos para a Sonserina.

d) Se ele fosse no Pelourinho nunca mais iria querer saber do Beco Diagonal.

Maísa na propaganda da Nutrigás


Há pouco mais de uma semana, a empresa Nutrigás S/A foi notificada pelo Procon Estadual por utilizar crianças em uma propaganda de maneira considerada irregular. Porém, apesar de ter retirado do ar a antiga publicidade em que crianças cantam com um personagem semelhante a uma botija de gás, a empresa continuou a veicular outra, desta vez com a apresentadora Maísa. Segundo o diretor jurídico do Procon Estadual, Itamar Daumas Júnior, tal atitude desrespeita a determinação do órgão de maneira ainda mais grave, uma vez que a empresa já havia recebido uma notificação proibindo que alguma outra propaganda que contivesse crianças fosse veiculada.

Adaptado da fonte: folhavitória

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Já havia sido feita uma proposta para a empresa veicular uma contrapropaganda que explicasse para as crianças o perigo dos botijões de gás. Pelo o que parece houve uma falha na comunicação porque ao invés de uma contrapropaganda a empresa veiculou um outro comercial com a mesma temática e agora usando a imagem pública de uma criança que com certeza atrai o público pelo carisma e principalmente pela traquinagem. Não desfizeram a imagem e ainda a deixaram mais forte. Não dá para entender o porquê da insitência desse comercial.

E continuarei sem entender quando surgir alguma notícia de um caso mais grave por causa da influência do comercial em questão nas crianças, sendo que quem utiliza o produto são os pais.

Cidadão no Google

Quem usa o Google, sabe.






CIDADÃO UTÓPICO. A busca pelo cidadão perfeito infelizmente é fútil e vã.

Freiras a jato

Três freiras foram paradas pela polícia italiana quando estavam a 180 km/h. A irmã Tavoletta, de 56 anos, disse que dirigia em alta velocidade porque ela e suas colegas estavam com pressa para ver o Papa Bento XVI, que havia quebrado o punho, segundo o jornal "Il Messaggero".As outras duas freiras têm 65 e 78 anos, mas não tiveram os nomes divulgados. Por ter sido flagrada dirigindo em alta velocidade, a irmã Tavoletta foi multada em 375 euros (R$ 1.016) e teve a carteira de motorista suspensa por um mês.


------------------------------------------------------------------------------------------

Eu fiquei impressionado quando li "polícia italiana". Eu tinha quase certeza que isso havia acontecido no Brasil. Com certeza elas já devem ter a certeza da salvação.

Nutrigás tem propaganda retirada do ar

O Procon Estadual notificou a empresa Nutrigás S/A para que retire imediatamente do ar a propaganda que, segundo o órgão, incentiva crianças a brincarem com botijas de gás. De acordo com o diretor jurídico do Procon Estadual, Itamar Daumas Júnior, se a empresa não cumprir a determinação, poderá responder a processo judicial por ferir o Código de Defesa do Consumidor. A penalidade prevista seria o pagamento de multa diária, cujo valor é definido pela Justiça."O artigo 37 do Código determina que é proibida toda publicidade enganosa e abusiva. Essa propaganda se aproveita da incapacidade de julgamento de uma criança e induz o consumidor ao erro. Por isso, consideramos que ela não pode ser veiculada, nem na TV nem no rádio", diz Itamar.
A diretora jurídica da Nutrigás, Alessandra Bessa, confirma a notificação. A diretora jurídica considera absurda a empresa ter sido notificada por propaganda enganosa e abusiva. "A Nutrigás não é irresponsável. Em momento algum, a empresa teve intenção de enganar qualquer pessoa que seja".
-----------------------------------------------------------------------------
Desde a primeira vez que vi essa propaganda senti uma profunda opressão. Profundo? Talvez. Mas não mais profundo que as mensagem irresponsáveis direcionadas a um público inocente como o infantil. Certa vez acompanhei uma notícia de que o setor de mais atividade no hospital infantil de Vitória é o de fraturas e queimaduras. Frases como "Família ajuda a mamãe ligar o fogão" são totalmente abomináveis para a veiculação na mídia e é agravado ainda mais pelo uso de crianças na propaganda, dando a impressão de que "botijões de gás animados"são parentes próximos do Bob Esponja ou do Ursinho Pooh. Como estudante de publicidade, aprendo que a imagem de crianças dão um ar mais jovial ao anúncio, mas o apelo feito pela Nutrigás ao que parece não calculou as consequências.
.
E para deixar bem claro a justificativa da minha preocupação, deixo um trecho da própria matéria em questão.
"Nas últimas semanas, o órgão recebeu diversas reclamações de pais que informaram ter encontrado seus filhos brincando com botijões e cantando a música que diz, em um dos trechos, "Vem dançar com a gente, gargalhar, ficar contente"."
.
Só um desabafo.

Para o mundo

Quinta-feira, 25/06: Postagem neste blog


Sexta-feira, 26/06: matéria do Gazeta Online

Presidente LULA: faça como o presidente OBAMA.


Leia o blog Cidadão Utópico.


Cidadão Utópico.
A busca pelo cidadão perfeito infelizmente é fútil e vã.

Thriller

"Michael Jackson teve uma parada cardíaca, foi internado às pressas em hospital de Los Angeles e não resistiu. Jackson foi declarado morto por médicos às 18h26, no horário de Brasília. "




"Porque isso é terror, noite de terror
E ninguém vai te salvar
Da besta pronta para atacar
Você sabe que é terror, noite de terror
Você está lutando por sua vida
Numa noite assassina de terror"
----------------------------------------------------------------------------------------
Alguém, além de mim, tem um disco de vinil dos Jackson's Five?
Pois bem. Vou tratar de procurar aquele disco. Pretendo guarda-lo agora.
Michael Jackson foi um ícone. E como a maioria dos grandes astros da música no mundo se envolveu em polêmicas de ordem pessoal.
Enfim, lembremos de sua música e da revolução que causou.
E fico tentado a me despedir com uma piada sádica. Estou resistindo!
Certo, parei.
(Mas penso que o kibeloco vai fazer alguma piada sobre um show dos
Meninos Cantores de Los Angeles no velório).

Biribinha Atômica - Parte 2

A Coréia do Norte teria disparado nesta terça-feira (26) dois novos mísseis de curto alcance em sua costa leste, dando sequência a seus testes nucleares, informa a agência de notícias "Yonhap", com base em informações apuradas com fontes oficiais sul-coreanas.

Fonte: gazetaonline
----------------------------------------------------------------------------------------------------
O assunto está bombando. Ou melhor, está rendendo.
E é justamente nessa hora que alguém grita:
- Socooooooorroooooooooooo!!!!!!!
Alguém se habilita? Não?
Tudo bem. Considerem então que seja o meu grito.
E se tiverem a planta da passagem secreta para outro planeta, me avisem.

Biribinha Atômica


O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou nesta segunda-feira (25) a violação de suas resoluções com o teste nuclear realizado pela Coréia do Norte, informou o embaixador da Rússia na ONU, Vitaly Tchourkine, que preside o organismo.
O presidente dos EUA, Barack Obama, em pronunciamento lido na Casa Branca, disse que a atitude do regime de Pyongyang foi "irresponsável" e uma "violação do direito internacional".
Pyongyang confirmou ter realizado "com sucesso" seu segundo teste nuclear, segundo a agência estatal norte-coreana "KCNA". O país comunista também informou que a explosão foi ainda mais forte - em poder e tecnologia - que a realizada em 2006. O governo norte-coreano afirmou que o teste foi "seguro", sem vazamento de material radioativo.


Fonte: gazetaonline


-------------------------------------------------------------------------------------

Lembro-me dos meus 8, 9 anos, quando comecei a ficar curioso. Perguntava ao pai, mãe, tios e tias, avós e pra Deus. Queria saber se o que todos diziam era realmente verdade. Se o mundo acabaria no fim do ano 2000.
Sinto a mesma sensação agora. A inocência não é mais a mesma e nem o nível escolar. Já consigo entender muitas coisas, mas ainda não consegui encontrar a vantagem de acabar com o mundo. Ainda abstraio a teoria de que já encontram vida em outro planeta e que há um plano e uma rota de fuga para lá. Não quero acreditar nisso, assim como não gostaria de ter lido que o governo de um país tenta tranquilizar o mundo dizendo que sua bomba que pode destruir tudo não sofreu nenhum vazamento de material radioativo. Claro... É porque pode causar câncer, né. Isso mata.
Poderia falar mais acerca do assunto e expressar a minha opinião. Mas não vou. Prefiro esperar avançar mais um pouco. Portanto, não quero passar mais um longo tempo sem postar. Afinal, a busca pelo controle do poder está desenfreada e promete senão resolver, acabar com o mundo.
É como diz o neófito metido a poeta:


"O mundo é lotado de coisas.
E corrompido por grande parte delas”.


Pois bem. Se Deus me permitir não virar vítima da brincadeirinha dos homens de preto e suas biribinhas atômicas eu posso até tentar terminar meu livro de poemas. Porque eu compus vários outros além deste. E quem diria: o poeta calouro e o seu poema estão certos.

Primeiras Impressões

Mulher volta a sorrir e a falar com novo rosto
A primeira pessoa a passar por um transplante de rosto nos Estados Unidos foi apresentada pela primeira vez ao público ontem. Connie Culp, de 46 anos, teve parte da face destruída em 2004 por um tiro disparado pelo marido, mas uma cirurgia realizada em dezembro fez ela voltar a falar, cheirar e sorrir. "Não julguem as pessoas, porque vocês nunca sabem o que aconteceu com elas", afirmou Culp, que já foi chamada de "monstro" diversas vezes.
Fonte: gazetaonline
---------------------------------------------------------------------------------
Dedicado à Haysa e Brisa.
Sempre tentei aprender com os erros; sejam eles meus ou dos outros. Faz parte do meu processo avaliativo para me tornar uma pessoa melhor. Um exemplo bem prático é o préjulgamento de uma imagem pré-estabelecida e mal avaliada. Durante o feriado passado confesso que cometi esta falta primária de que tanto já fui alvo e que, depois de muito tempo, voltei a cometer alheiamente. Não se deve julgar pela imagem. A imagem é uma ilusão. A melhor impressão é a sentida, é a que aflora os demais sentidos e sentimentos e não fica apenas embasada visualmente. Que o diga o fotógrafo esloveno naturalizado francês Evgen Bavcar. Mesmo sendo totalmente cego, ele consegue captar a leveza da alma do fotografado e isso tende a realçar as linhas que trazem a beleza da obra. Preciso aprender a captar a leveza da alma da pessoa. Tornar-me uma pessoa melhor. Tocar as pessoas com palavras que sejam significantes para que elas deem um significado positivo e assim tormar a minha presença agradável e, até mesmo, essencial para elas.

Por mais bucólico que possa parecer, talvez eu fizesse diferente se acontecesse denovo. Mas não. Já vivi isso. Com o erro, aprendi e guardarei o rascuho para não cair no esquecimento. Certamente tenho outras lições para assistir; Outrossim tenho muito pra viver; No entanto, nada irá mudar se eu não aprender a enxergar o sol da manhã por meio do sorriso das pessoas através das janelas da minha alma.


Foto: Evgen Bavcar, fotógrafo cego

Brincadeira também é Arte


Na semana passada descobri mais uma coisa sobre a arte. Ela pode ser uma brincadeira, que por sinal, muito requintada. Está acontecendo no Museu de Arte de São Paulo, o MASP, uma exposição de Vik Muniz. Ele aplica várias técnicas em suas obras e torna coisas simples em peças divertidas, curiosas, lindas e sofisticadas. Quem sabe algum dia virá para o Espírito Santo.

*A imagem acima é uma das 131 obras dee Vik expostas no MASP. Monalisa desenhada com geléia e pasta de amendoim, trabalho de Vik Muniz que o Masp exibe na mostra "Vik", retrospectiva do artista brasileiro radicado em Nova York.

Trocadalhos do Carilho

Feriado prolongado sugere um passeio ou até mesmo uma viagem, certo? Certíssimo. Mas no meu caso, eu só adiei o inevitável. Se na segundafeira eu saí com a galera e curti uma praia, na terça eu fiquei o dia todo lendo e pensando nos fichamentos que tenho que fazer para entregar na sexta na aula de Comunicação Visual.

Nessas várias cópias que li, havia um estudo sobre o lado feminino e o lado masculino do cérebro. E como num fichamento é preciso delirar muito, comecei a pensar nas possibilidades que esses lados e suas características podem resultar.

O hemisfério direito do cérebro é o lado feminino e é responsável pela associação de imagens e sentimentos. Já o hemisfério esquerdo é responsável pela manipulação das palavras e abstrações, e esse é o lado masculino.

--------------------------------------------------------------------------------


Com essa pequena explicação eu já pude começar a tentar entender o porquê das ações dos machos de nossa espécie quando se juntam para conversar (palavras) gerando uma série de piadas sujas e machistas (abstrações).
O pior é quando essas piadas se proliferam em nosso meio (ôpaa! Ninguém vai proliferar nada no meio, não!). Pode parecer muito Casseta e Planeta ou Pânico. Mas na real, eles só continuam uma coisa que surgiu no popular.

O título desse post é apenas uma brincadeira alusiva às comunidades que existem no orkut como "Viadagem na Cozinha", "Viadagem no Jogo de Damas", "Viadagem no Boliche", "Viadagem no churrasco" e até "Viadagem na Agência Bancária". Mais fantástico do que a capacidade cerebral, é o dom do povo (principalmente o brasileiro) para criar chacota sobre alguma frase mal colocada (Uuiiiiiiii!) e que é prontamente retrucada com um outro termo bem encaixado (iihhh...). É uma praga.

O que posso dizer a mais é que é natural do ser humano. Uma outra faceta (eu disse faceta!)desse tipo de piada são as de assimilação. Essas podem ser mais leves, mas também são horríveis e paradoxalmente fazem rir muito. Claro que é chato quando alguém com o ouvido extremamente treinado para a sacanagem fica esperando o deslize mais sutil para falar uma ou outra frase carregada de duplo sentido e, para não ficar somente nas palavras, estende o polegar e o indicador meio encurvados e sacode mostrando à você que ele conseguiu fazer uma piada sobre aquilo que foi dito sem nenhuma pretenção (ou não).

Longe de mim reclamar desse life style. Isso acaba treinando o cérebro e/ou no máximo, o põe em colapso. Ou no mais top dos absurdos, te transforma num bom criador publicitário.

Mais propagandas com trocadilhos aqui.

Bagagem de Vida

Dizem que quando não se tem nada para falar é melhor ficar de boca fechada. Mas também acredito que se fico muitos dias sem postar perco os créditos e elogios que tenho recebido. Faltam 15 minutos para acabar meu ápice de ideias (de 00:00 às 02:00) e as que tive foram há alguns dias atrás e quando não tinha nem papel e nem caneta por perto, muito menos um computador. Neste momento estou assistindo ao filme X-men e parece que estou mudando meu conceito sobre ele. Antes não gostava, mas tinha isso apenas pelo que já tinha ouvido falar. Ainda acho Heroes bem mais intrigante, mas estou gostando do filme também.

Aproveitando algo que me veio à mente exatamente agora, me pergunto o porquê não havia assistido a esse filme antes. Não sei como pude formar uma opinião apenas por poucas coisas que tinha ouvido. É exatamente isso que está pensando. Tente entender aquela pessoa que acabou de conhecer. Experimente passar uma tarde inteira jogando Winning Eleven no playstation com seu irmão bobão. Experimente comer uma torta de Jiló (falo sério, eu gostei...hehe).

Tente encarar o que você faz cara feia quando ouve falar. É claro, com bom senso. Faz parte de sua experiência de vida na qual você irá precisar para ensinar como lição a quem passa por aquilo que você já passou e sem contar que te ajudará a ser (mais) criativo ao enfrentar novas situações à frente.

Para finalizar, digo que estou lendo o livro "CRIAÇÃO SEM PISTOLÃO" - vide dica de leitura atual ao lado - que começa com uma frase muito interessante e pela qual me identifiquei logo de cara. A frase diz o seguinte:


"Este livro começa na página 101.
Porque metade do necessário para se trabalhar em criação
você já tem: a vida que você levou.
Dizem que a máquina vai substituir o homem.
Mas nunca um criador publicitário.
Afinal, uma máquina não recebeu um presente chato da tia,
não teve frieira no pé, não ficou excitado de sunga, nunca teve
vergonha do peito pequeno. Uma máquina não vive.
E a vida é a matéria-prima da propaganda."
A palavra-chave é: experiência. Delas, um dia iremos: rir, nos orgulhar, nos emocionar, nos envergonhar e advertir a alguém para não fazer igual.
Das melhores, nós com certeza iremos sentir muitas saudades.

Entre o normal e o absurdo

Hoje não foi um dia normal. Dormi mal as 4 horas que tive para descansar. Mas com um pique de calouro animado, levantei às AM 05:30 e saí de casa às AM 06:00 para realizar uma prova teórica no detran. Por volta das AM 08:30 segui meu caminho natural nos dias de sexta-feira, que é passar o dia todo na UFES. Após ter aulas até às AM 18:00 ainda fui conversar com meus amigos de cursinho e só mais tarde fui embora e cheguei em casa por volta de AM 21:00. Como de costume, liguei a tv no telejornal e eis que vejo aquele senhor com ar jovial responsável por frases que nunca antes na história deste país ganharam tanto destaque na mídia.
O presidente do Brasil, Excelentíssimo Senhor "Lulão", que está em Londres, foi em defesa do Rio de Janeiro como sede dos jogos olímpicos de 2016. Dentre as vantagens argumentadas pelo presidente, disse que o Brasil não possui atentados terroristas como em muitos lugares do mundo e completou dizendo "há um coflito entre traficantes mas é normal num país que está saindo da pobreza" (versão com palavras aproximadas).

--------------------------------------------------------------------

Eu tenho o sonho de um dia assistir aos Jogos Olímpicos. Porquê? Ah, porque não é tão normal quanto ir à escola, ver um filme com os amigos ou comer arroz e feijão. Estas coisas talvez sejam normais para mim e você, mas não é à todos. Comum deveria ser todas as crianças indo para a escola regularmente, comer todos os dias. Penso ser algo sem sentido dizer que é normal para o Brasil que traficantes armados poderosamente tomem conta de mais do que morros, que tomem conta de vidas presas ao vício devorador da droga. Isso é tratado como um problema. A melhor expressão para rotular a situação brasileira nesse aspecto não seria exatamente algo que lembre a normalidade. Me lembro de muitos projetos do atual governo que tentam tratar aqueles que serão os responsáveis por não continuar esse comércio ilícito: as crianças e adolescentes. Esses projetos se tornaram verdadeiros movimentos pela vida. Isso sim caminha para o normal. Mas não o fato de projetos lutando contra algo, mas sim preservando uma vida saudável e longe das coisas que arrastam as pessoas para a morte. É um absurdo o controle que existe nos morros principalmente do Rio de Janeiro. Entre o normal e o absurdo existe uma grande diferença. Diferença esta que todos desejamos que penda a favor de um país melhor.

(Fonte: Jornal do SBT)

Pontos de vista negativos


Nesse domingo uma triste tragédia ocorreu antes da partida de futebol pelas eliminatórias africanas da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul entre Costa do Marfim x Malawi. Com o grande número de torcedores dentro do estádio (excedendo o limite) e mais outros milhares fora dele tentando entrar, ocorreu o desabamento de um muro, o que causou a morte de 22 pessoas e mais de 134 ficaram feridas.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------


O que eu quero comentar não é sobre o acidente e as falhas de segurança no estádio em Abidjan, na Costa do Marfim, pois isso diz respeito à FIFA e as comissões organizadoras do evento. O que devemos refletir, como cidadãos, é a respeito da repercusão do caso ao redor do mundo. Fico imaginando o mesmo incidente num estádio de expressão da Europa. Sim, seria diferente.

Não é simplesmente por ter sido notícia em apenas um jornal da Europa, e mesmo assim em apenas meia página, mas é por darem o mínimo de importância num acidente de tal gravidade justamente no continente que sediará um dos maiores eventos esportivos do mundo e estando a pouco mais de 1 ano para ele. A visão de que a África é um continente à parte do mundo é realçada com um acontecimento desse. Parece ganhar destaque só quando se fala em pobreza, fome, AIDS. Essa afirmação pode levantar inquietamentos e posições que a defendam como o berço dos animais selvagens, belos safaris e riquíssima atividade cultural. Quanto a isso não há dúvidas. Porém o tom de denúncia, de apelo, de solidariedade pela causa não foi vista com o ocorrido em Abidjan.

Se há ainda alguma dúvida que houve descaso com o acontecido, tente imaginar o mesmo incidente no estádio San Siro, em Milão ou até mesmo no Santiago Bernabeu, em Madrid. Com certeza seria capa dos principais jornais do mundo e todos descrevendo o fato com um tom de indignação por se tratarem de vidas que foram perdidas. Não é uma questão de esporte, interesses jornalísticos. É questão de entendermos que há diferenças clássicas entre os dois continentes citados que precisam ser derrubadas.


"Eu tenho um sonho de que um dia meus quatro filhos vivam em uma
nação onde não sejam julgados pela cor de sua pele, mas pelo seu caráter."

Martin Luther King

Vendo o tempo passar

Depois de uma semana inteira de estudos --ou não--, o fim de semana adentra passando antes pela sexta-feira. Logo a sexta-feira que me reserva a dedicação de praticamente todo o meu dia para a faculdade. Entre aulas e morcegamentos, me resta chegar em casa já no final do dia e me prender à rede mundial, resistindo ao cansaço até às AM 02:00 da madrugada.
Já nos primeiros momentos da manhã de sábado, por volta de AM 12:35, [meus primeiros momentos] acordo e vejo 5 chamadas perdidas no celular. Pensei logo em alguma aventura marcada sem nenhum tipo de planejamento [essas que são boas...]. Realmente, era isso. Malena me liga: "Adivinha onde estou? Estou na casa da Wenndy! Vou passar o telefone pra ela" e já nessa hora pressenti um som familiar da voz da Wenndy: "Vem pra cá, cabeção!". Dito e feito. Após juntar as moedinhas [sim: universitário ferrado e sem grana] fui para lá.
Em resumo, a tarde foi cheia de causos que fizeram lembrar dos tempos de cursinho [ano passado]. Passeando, conversando e falando muitas besteiras, pra variar, fomos à casa do Ulton. De volta à casa da Wenndy, e para marcar ainda mais o reencontro, arma-se uma grande tempestade que de toda não foi ruim porque fez com que a visita durasse bem mais. Destaque para o telefonema de Mayre curtindo o sol em Conceição da Barra [faltou ela]. Por mais banhos de mar que ela realizasse, com certeza ela iria querer ouvir a história do Zé Brasil [uahUAHuahUAHUAUha].
Quando a noite ganha o destaque e a chuva perde a força, nos resta despedir-mos dos amigos [neste caso, das amigas] e voltar para casa com as lembraças do bolo Pop Art da Suellem, da carambola inacessível, da arquitetura das casas do Expedito e pasmem: lembranças até da flertada frustada do Rex na Totó [cães de rua sem vergonha!]. Volto à realidade quando chego em casa e lembro dos livros e cópias que tenho de ler e do jingle que tenho que compor. Mas tudo isso não me impede de pensar em algum outro dia em que passaremos outras horas juntos novamente. Por hoje é só, e como dizem lá em Nanuque: "inté, povo!".

_

SPINOZA


"Tenho-me esforçado para não rir das ações humanas, por não deplorá-las nem odiá-las, mas por entendê-las".

O Primeiro Passo


Seguindo uma linha de impulsos e inquietações, inicio mais um projeto-teste que pode durar alguns dias ou meses de intensas atividades ou simples e friamente ser esquecido no vasculhado porão do Blogspot.
Este blog é uma válvula de escape para aventuras, frustrações e pensamentos característicos do cotidiano popular visto sob um ponto de vista de um estudante universitário ferrado. Sou igual a muita gente que são diferentes de outras tantas. Somos diferentes, iguais a todo mundo.
Diferentes hábitos, lugares e rotinas. Vidas diversas que sofrem as ações e as consequências da, quem sabe, má educação ou até mesmo indiferença das pessoas ao redor. É como se cada pessoa se imaginasse ser um cidadão perfeito nem que por um momento ou outro. A história de que os nossos direitos acabam quando começam os dos outros é facilmente esquecida quando julgamos a nossa necessidade ser mais aguda que a do outro. Se ousamos denominar a sociedade no qual fazemos parte de uma terra sem leis, então que sejam dados os devidos louvores hipócritas a nós mesmos. Aclamações estas que além de massagearem nosso ego, também nos permitirá a cruel ilusão de que um dia seremos melhores.
Começa aqui um brado abafado pelos limites do interesse que cada um achará em si. Quanto ao leitor, cabe absorver -- ou não -- o que convém à ele. Quanto ao blogueiro, escrever o que considera assuntos que fazem parte do seu crescimento humano e profissional desde já deixando claro que a busca pelo cidadão perfeito infelizmente é fútil e vã.